Consultas Psiquiátricas

A psiquiatria é a especialidade médica que diagnostica e trata os transtornos do pensamento, do afeto, da personalidade e do comportamento, com o objetivo de promover a saúde física, mental e psicossocial, identificando as disfunções, sejam elas orgânicas ou psíquicas, e oferecendo o tratamento mais indicado.

A consulta psiquiátrica consiste em realizar um diagnóstico envolvendo ações simultâneas de natureza clínica e psicológica, com prescrição de medicamentos, manejo de comportamento e intervenções psicossociais para o tratamento.

Como é uma consulta psiquiátrica?

Assim como qualquer consulta médica, a consulta psiquiátrica consiste em identificar o problema, esclarecer dúvidas, orientar o paciente, diagnosticar o transtorno, propor um plano de tratamento e realizar o acompanhamento durante todo o tratamento.

Entretanto, devido às características subjetivas dos sintomas psiquiátricos, a consulta em psiquiatria necessita de mais tempo, dedicação e personalização.

Como é o tratamento?

As indicações terapêuticas variam de acordo com as características de cada caso. O tratamento psiquiátrico envolve o uso de medicamentos, a psicoterapia e as orientações sobre comportamento e estilo de vida.

Os medicamentos utilizados agem no sistema nervoso central, corrigindo desequilíbrios nos neurotransmissores. A psicoterapia e a psicoeducação podem ser realizadas pelo psiquiatra ou por diferentes profissionais (psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, psicopedagogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, educadores físicos, dentre outros). Quanto mais integrada a comunicação entre os profissionais, melhor para o paciente.

Em geral, a decisão terapêutica é tomada em comum acordo entre o psiquiatra e o paciente. Quando necessário, a família também poderá ser incluída no processo de decisão.

Transtornos psiquiátricos são doenças como quaisquer outras, passíveis de tratamento. Não tenha medo ou vergonha de expor aquilo que o incomoda, aproveite esta oportunidade durante o momento da consulta, o psiquiatra não irá julgá-lo pelo que você diz ou sente. A função do médico psiquiatra é simplesmente ajudá-lo.

Agende sua consulta!

Ligamos pra você!

Preencha o formulário, clique em "Receber Ligação" que um de nossos atendentes entrará em contato.

Clínica regulamentada e devidamente registrada nos órgãos fiscalizadores competentes

Plantão 24 horas: (34) 3826-2488 / (34) 9 9260-0099