A consulta psicológica consiste numa avaliação do paciente, da sua personalidade, dos seus desejos, angustias e conflitos internos, inclusive, das questões que envolvem o seu processo de adoecimento. É um trabalho de natureza mais compreensiva do que explicativa de suas vivências subjetivas.
Como funciona
É comum que as pessoas se interessem por buscar o auxílio de um psicólogo para ajudar com alguma questão pontual que estejam passando em suas vidas, mas que também tenham muitas dúvidas sobre como é uma consulta com esse tipo de profissional.
Quando procurar um psicólogo?
Os motivos para procurar ajuda psicológica são muitos e variados. Entre os casos mais comuns estão:
- problemas relacionados ao uso de drogas ou álcool, seja consigo próprio ou na família;
- casais que precisam de apoio ou aconselhamento para vencer alguma crise do relacionamento;
- pessoas com problemas no trabalho ou que estão sentindo uma grande frustração profissional;
- pessoas que estão sofrendo de ansiedade ou depressão;
- pessoas que estão enfrentando dificuldades para lidar com uma decepção amorosa;
- pessoas que estão enfrentando o luto da perda de um ente querido.
Também é bastante comum a procura de apoio psicológico por pais que estão precisando de ajuda para lidar com seus filhos, ou crianças e adolescentes que estão passando por alguma questão particular mais delicada, como dificuldades em sua vida social ou problemas com rendimento escolar.
Quanto tempo dura um tratamento psicológico?
O tempo que for necessário. Para alguns casos pontuais, pode demorar apenas alguns meses, mas a grande maioria das pessoas precisa do auxílio por alguns anos.
Tanto você quando o psicólogo podem dizer quando acham que é hora de encerrar as consultas, mas a decisão sempre será tomada em conjunto por vocês dois. Quando você se sentir preparado e o profissional achar adequado, vocês podem ir diminuindo a frequência das consultas, até encerrá-las por completo.