Atividades Durante o Tratamento

Durante o tratamento, o paciente será inserido em diversas atividades, de forma a fazer com que o tratamento seja o mais eficaz possível.

Atendimento Psiquiátrico

Durante o tratamento é realizada pelo médico psiquiatra a investigação de possíveis comorbidades, problemas psíquicos ou clínicos, pré existentes ou desenvolvidos com o uso de substâncias químicas.

Atendimento Terapêutico Individual

O paciente é atendido em um local longe de perturbações para uma conversa sobre o quadro terapêutico e emocional. O atendimento tem por intuito ouvir e orientar o paciente em relação a seus sentimentos, pensamentos e comportamentos, deixando claro que o melhor remédio para a adicção é expor sentimentos e pensamentos que estão incomodando e deixando o paciente confuso em relação a si mesmo e aos outros.

Filmes Terapêuticos

Consiste na exibição de filmes que contenham informações relacionadas à dependência química, filmes motivacionais ou que contenham alguma mensagem de crescimento pessoal e para ser discutido em grupo.

Grupos de Autoajuda

Uma vez por mês, o grupo de H&I (Hospitais e Instituições), realiza um painel de uma hora, com literaturas, partilhas, perguntas e respostas. O intuito da reunião é transmitir a recuperação e experiência de companheiros que já estiveram em situações semelhantes e hoje, sem o uso de qualquer substância psicoativa, encontraram uma nova maneira de viver.

Grupos de Sentimento Maturidade (GSM)

A estrutura da clínica estimula os relacionamentos entre os pacientes e gera muitos sentimentos que hão de ser trabalhados. O uso de substâncias psicoativas agiu como um anestésico nos sentimentos do dependente e, no momento que não tem mais esse “recurso”, entra num estado de confusão muito grande. O grupo de sentimento se propõe a ajudar o dependente a se redescobrir como pessoa sensível.

Grupos Terapêuticos

Aqui, o paciente expõe e tira dúvidas sobre seus sentimentos, pensamentos e comportamentos que podem levá-los ao uso de substâncias psicoativas. É importante que o paciente receba ajuda terapêutica para entender que todos têm sentimentos e pensamentos, e saiba que a diferença está em como se lida com eles.

Meditação

A meditação é uma atividade simplificada que pode ser facilmente praticada por todos e que pode trazer-nos grandes benefícios. Ela se constitui em uma grande variedade de práticas que visam a um treinamento mental, cujo intuito é "educar" a mente para desenvolver e aprimorar habilidades para lidar melhor com as emoções e conviver melhor consigo mesmo. É uma prática essencial para higiene mental.

Orientação para Familiares

Os familiares são fundamentais no processo de recuperação, oferecendo suporte emocional de maneira adequada aos pacientes. Sempre que é avaliado a necessidade de trabalhar algum conteúdo terapêutico com os familiares, esses são chamados a comparecer na clínica.

Plano de Prevenção à Recaída

Desenvolvido com pacientes que concluíram o tratamento na clínica e quando saíram voltaram ao uso. São ministrados trabalhos onde através para identificar o que o levou o paciente à recaída.

Psicoterapia de Grupo

Ministrada pelo Núcleo de Psicologia, é de enorme valor terapêutico. A leitura cognitivo comportamental abre precedente para um programa diário e embasado em técnicas que se voltam ao surgimento de habilidades sociais, com reformulação do caráter dos pacientes.

Psicoterapia Individual

Realizada uma vez na semana, sendo que nesse processo os residentes se motivam para mudança, aprendem a evitar a recaída, desenvolvem habilidades que contribuem para sua reinserção social e para solução de seus problemas pessoais, através de técnicas psicológicas.

Outros objetivos da psicoterapia individual são:

  • restabelecer o equilíbrio emocional e afetivo;
  • identificar os conflitos até então mascarados pelo uso de substâncias químicas;
  • descobrir novas formas de lidar com conflitos, que não seja através da droga ou álcool;
  • incentivar o desenvolvimento de recursos internos, como a tolerância, frustração, reconhecimento de seus limites e capacidade de controlar seus impulsos;
  • buscar um fortalecimento psíquico em favor de uma reintegração social afetiva;
  • avaliar a disposição para a mudança das situações de risco do uso de substâncias, dos pensamentos e sentimentos em relação ao uso e dos meios que o dependente tem para o enfrentamento da compulsão;
  • manutenção dos novos comportamentos adquiridos.

Reuniões de Equipe

O objetivo da reunião de equipe é discutir todos os assuntos relacionados às dinâmicas interpessoais e a vida na clínica. Para tanto, são feitas reuniões de equipe nas quais são decididas as Medidas Reeducativas (MR), os assuntos pertinentes aos pacientes e decisões acerca da clínica. Todas as decisões tomadas nas reuniões de equipe levam em conta os princípios básicos que regem a clínica e seu código de ética interno. Um bom trabalho em equipe tem como consequência maior qualidade e produtividade, menos stress e desgaste, o que garantirá ao paciente e à própria equipe, maior eficácia no tratamento, coerência de atuação e respeito a dignidade do ser humano no programa de recuperação e reinserção social.

Ligamos pra você!

Preencha o formulário, clique em "Receber Ligação" que um de nossos atendentes entrará em contato.

Clínica regulamentada e devidamente registrada nos órgãos fiscalizadores competentes

Plantão 24 horas: (34) 3826-2488 / (34) 9 9260-0099